Com o apoio de milhares de manifestantes, o ativista anticorrupção Anna Hazare saiu da prisão hoje e foi para um parque de Nova Déli onde vai fazer duas semanas de greve de fome em protesto contra a corrupção na Índia.
Seu objetivo é pressionar o Parlamento a adotar leis mais duras contra a corrupção que desgraça a vida cotidiana dos indianos. Até para nascer e para morrer, para conseguir certidões de nascimento ou óbito, os cidadãos da Índia são forçados a pagar propina a funcionários públicos corruptos.
Hazare, chamado de novo Gandhi, protesta contra um projeto de lei que dá imunidade ao primeiro-ministro e a juízes superiores. Exige mais poderes para um ouvidor encarregado de ouvir as queixas da população e combater a corrupção endêmica e generalizada no sistema político da Índia.
Ele foi preso por rejeitar uma decisão que o proibia de fazer greve de fome em público por três dias, com a presença de no máximo 5 mil pessoas no local. Conseguiu o direito de fazer duas semanas de greve de fome.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário