sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Novo Gandhi sai da prisão para greve de fome na Índia

Com o apoio de milhares de manifestantes, o ativista anticorrupção Anna Hazare saiu da prisão hoje e foi para um parque de Nova Déli onde vai fazer duas semanas de greve de fome em protesto contra a corrupção na Índia.

Seu objetivo é pressionar o Parlamento a adotar leis mais duras contra a corrupção que desgraça a vida cotidiana dos indianos. Até para nascer e para morrer, para conseguir certidões de nascimento ou óbito, os cidadãos da Índia são forçados a pagar propina a funcionários públicos corruptos.

Hazare, chamado de novo Gandhi, protesta contra um projeto de lei que dá imunidade ao primeiro-ministro e a juízes superiores. Exige mais poderes para um ouvidor encarregado de ouvir as queixas da população e combater a corrupção endêmica e generalizada no sistema político da Índia.

Ele foi preso por rejeitar uma decisão que o proibia de fazer greve de fome em público por três dias, com a presença de no máximo 5 mil pessoas no local. Conseguiu o direito de fazer duas semanas de greve de fome.

Nenhum comentário: