segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rebeldes ainda enfrentam resistência em Trípoli

Os rebeldes que lutam há seis meses para derrubar a ditadura de Muamar Kadafi controlam a maior parte da capital da Líbia, mas ainda enfrentam focos de resistência, informa o jornal The New York Times.

Dez dias antes de completar 42 anos no poder o coronel Kadafi está desaparecido, mas tropas e tanques leais ao regime defendem o complexo presidencial da Bab al-Azizia.

O líder do Conselho Nacional de Transição, o governo provisório dos rebeldes, o ex-ministro Mustafá Abdel Jalil, declarou; “Não sabemos se ele está dentro ou fora da Líbia”.

Em Nova York, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, prometeu o apoio da sociedade internacional à reconstrução do país.

Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU autorizando uma intervenção militar para proteger a população civil dos ataques de Kadafi foi decisiva para a vitória rebelde.

O Brasil se absteve, acompanhando o voto da China, Rússia, Alemanha e Índia. Por causa desta omissão, as empresas brasileiras com negócios na Líbia devem perder as oportunidades criadas pela reconstrução do país.

Nenhum comentário: