sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Primeiro-ministro do Japão renuncia

O primeiro-ministro Naoto Kan apresentou sua demissão agora há pouco, durante reunião do Partido Democrático do Japão, informou a TV estatal NHK.

Kan foi muito criticado pela lenta reação do governo ao terremoto e maremoto que atingiram o Nordeste do Japão em 11 de fevereiro de 2011, e o subsequente acidente na central nuclear de Fukushima. Tinha prometido deixar a liderança do partido e do governo depois de aprovar a lei de energia renovável e a emissão de bônus para reconstruir a região atingida.

Seu sucessor será o sexto chefe de governo do Japão em cinco anos. Terá como maiores desafios reconstruir o país, recuperar uma economia estagnada depois de duas décadas perdidas, com uma dívida pública de 229% do produto interno bruto, e implantar uma nova política energética agora que a maioria rejeita a energia nuclear, sem falar no envelhecimento da população e no peso que isso terá sobre a Previdência Social.

Os principais candidatos são os ministros das Finanças, Yoshihiko Noda, e da Indústria, Banri Kaieda. Também está bem cotado o ex-ministro do Exterior Seiji Maehara.

Primeiro, vai haver a eleição interna do partido. Como o governo tem maior, o novo líder do DPJ deve ser eleito primeiro-ministro na terça-feira.

Nenhum comentário: