Os rebeldes que lutam contra a ditadura do coronel Muamar Kadafi tomaram agora há pouco o complexo presidencial de Bab al-Azizia, na capital da Líbia. A televisão mostra imagens dramáticas de populares entrando e saindo do palácio em meio a fortes ruídos de tiros e explosões.
A rede de TV árabe Al Jazira informa que granadas e foguetes estão sendo disparados contra o complexo, enquanto os rebeldes tentam roubar armas e munição.
Não há sinal do ditador nem de seus filhos. A Batalha de Trípoli está chegando ao fim. Isso não significa que o conflito esteja terminando. Kadafi e seu clã podem ter feito uma retirada estratégica para depois tentar contra-atacar como guerrilha, a exemplo do que aconteceu no Iraque depois da queda de Saddam Hussein.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário