quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ordens de bens duráveis crescem 4% nos EUA

As novas encomendas de bens duráveis à indústria dos Estados Unidos subiram 4% em julho de 2011, afastando temporariamente a ameaça de uma recessão dupla na maior economia do mundo, informou o Departamento do Comércio, citado pela agência de notícias Reuters.

O setor de transportes liderou os pedidos, com alta de 14,6%, a maior desde janeiro, com aumento de 43,4% nas encomendas de aeronaves e de 11,5% em automóveis. Isso deve influenciar positivamente o produto interno bruto do terceiro e quarto trimestres deste ano.

Sem os transportes, o crescimento foi de 0,7%, um pouco acima do 0,6% de junho.

“O relatório mostra que a indústria não caiu totalmente da cama”, observou Milan Mulraine, estrategista de uma empresa do centro financeiro de Nova York. “A economia deve evitar a recessão, se não houver novo choque externo”.

A evolução do PIB dos EUA no segundo trimestre será anunciada na sexta-feira. No mesmo dia, o presidente da Reserva Federal (Fed), o banco central americano, Ben Bernanke, faz um pronunciamento. O mercado espera o anúncio de algum tipo de estímulo como a compra de títulos da dívida publica pelo Fed para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação. Isso afetaria negativamente os grandes países emergentes, inclusive o Brasil, com uma nova enxurrada de dólares.

São considerados bens duráveis aqueles com pelo menos três anos de uso como automóveis, aeronaves, fogões, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Nenhum comentário: