quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Portugal promete maior corte de gastos em 50 anos

Para reduzir o déficit orçamentário a zero em cinco anos, Portugal promete fazer o maior corte nos gastos públicos em mais de 50 anos, revela hoje o jornal inglês Financial Times, o principal diário econômico-financeiro europeu. O governo conservador pretende demitir 10 mil funcionários públicos por ano.

Hoje o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou que as despesas do governo serão reduzidas até 2015 em sete pontos percentuais para 43,5% do produto interno bruto, a soma de todas as riquezas que o país produz num ano menos as importações.

Depois das ajudas de emergência à Grécia e à Irlanda, Portugal recebeu empréstimos de 78 bilhões de dólares do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia para combater a crise da dívida pública. Em troca, prometeu equilibrar as contas públicas.

Outras medidas incluem o congelamento dos salários do setor público em 2012 e 2013, e a demissão de 10 mil funcionários públicos por ano, informa hoje a imprensa portuguesa. Os gastos da Previdência Social devem ser reduzidos em 0,6% do PIB.

Nenhum comentário: