O índice de preços ao consumidor nos 17 países da União Europeia que adotam o euro como moeda caiu em junho de 2,7% para 2,5%, com alta nos setores de habitação, transporte, álcool e tabaco.
Como o crescimento da região no segundo trimestre de 2011, anunciado ontem, indicou um crescimento de apenas 0,2%, o Banco Central da Europa está sendo criticado por ter aumentado as taxas de juros, prejudicando a recuperação econômica da Zona do Euro, já abalada pela crise das dívidas públicas.
As bolsas de valores caem em quase todo o mundo, decepcionadas pela proposta apresentada ontem pela Alemanha e a França, considerada insuficiente para resolver os problemas. Os países que lideram o processo de integração da Europa defenderam a criação de um conselho de governo econômico da Eurozona, um imposto sobre transações financeiras e a aprovação de emendas constitucionais para garantir que todos terão orçamentos equilibrados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário