domingo, 21 de agosto de 2011

Governo líbio fala em 1,3 mil mortos em Trípoli

Num sinal de que a ditadura do coronel Muamar Kadafi se aproxima do fim, os rebeldes avançam rumo ao centro de Trípoli sem encontrar grande resistência, informa o jornal The New York Times, enquanto um porta-voz do governo da Líbia afirma que 1,3 mil pessoas foram mortas e outras 500 feridas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que dá apoio aéreo aos rebeldes com um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas para proteger civis, declarou em Bruxelas "o regime de Kadafi está desmoronando".

Pela televisão, o ditador fez um apelo aos líbios para que peguem em armas e lutem, mas não se sabe exatamente onde ele está. Uma apresentadora da TV estaval apareceu de arma na mão e disse estar pronta para matar ou morrer.

O presidente do Conselho Nacional de Transição, o governo provisório dos rebeldes, anunciou a prisão do filho e antes da revolta candidato a sucessor do pai, Seif al-Islam al-Kadafi.


Como o coronel Kadafi se notabilizou por suas atitudes inesperada, o ex-embaixador britânico Oliver Miles comentou há pouco na TV pública britânica BBC que pode estar tentando preparar uma última surpresa.

Um porta-voz rebelde está dizendo na BBC que todos os filhos do ditador foram presos e talvez o próprio Kadafi, mas não confirmou a prisão do coronel.

Nenhum comentário: