Num avanço histórico que desafia a supremacia militar dos Estados Unidos na Ásia, a China colocou em operação seu primeiro porta-aviões.
Serão necessários anos para os chineses aprenderem a explorar plenamente esta poderosa arma, mas é o fim da hegemonia dos EUA, que vem desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
A China já destruiu seus próprios satélites obsoletos para mostrar que pode fazer o mesmo com os satélites-espiões americanos. Desenvolveu um míssil antiportaviões, capaz de atingir qualquer navio da frota dos EUA. E agora lança seus próprios porta-aviões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário