sábado, 12 de janeiro de 2008

Alemanha reforça segurança antiterrorismo

Depois de receber um alerta do governo do Líbano o planejamento de atentados terroristas, o Ministério da Justiça da Alemanha reforçou a segurança em estradas, portos, aeroportos, estações ferroviárias e rodoviárias, e outros pontos sensíveis.

Duas revistas alemãs, Focus e Der Spiegel, publicaram que a Embaixada da Alemanha em Beirute recebeu telefonemas neste mês ameaçando com ataques contra alvos militares e judiciários, na Alemanha. Uma investigação sobre o caso levou à captura de um sírio suspeito de pertencer à rede terrorista Al Caeda identificado apenas como Mohammed N.

Esse suspeito teria revelado que um alemão de origem turca, um saudita e um australiano estariam planejando atacar o Ministério da Justiça, em Berlim, e outros órgãos públicos como vingança pelo julgamento de suspeitos de terrorismo d'Al Caeda na Alemanha.

Os explosivos teriam entrado no país através do porto de Rostock, vindos da Finlândia e da Rússia.

Entre os atos da Justiça a serem vingados, estariam a prisão do alemão Martin Gelowicz e de outros suspeitos de conspiração para atacar uma base militar dos Estados Unidos na Alemanha e outros alvos, e o processo contra o libanês Youssef Mohammed el-Hajdib. Ele foi denunciado por tentar explodir dois trens de subúrbio em julho de 2006 junto com Jihad Hamad, condenado a 12 anos de cadeia no mês passado no Líbano.

Nenhum comentário: