Depois de dias de protestos exigindo sua renúncia, o presidente da ex-república soviética da Geórgia, Mikhail Saakachvili, anunciou ontem a antecipação da eleição presidencial para 5 de janeiro. Ele prometeu suspender em breve o estado de emergência decretado na quarta-feira. A eleição estava prevista para o final de 2008.
Saakachvili chegou ao poder em janeiro de 2004, depois que a Revolução Rosa derrubou o então presidente Eduard Chevardnadze, que fora ministro do Exterior da União Soviética sob a liderança de Mikhail Gorbachev. Entrou em conflito com a Rússia ao tentar reassumir o controle sobre duas regiões onde a maioria russa se rebelou depois da independência da Geórgia: Abcásia e Ossétia do Norte.
Quando os recentes protestos começaram, em 2 de novembro, em Tíflis, a capital georgiana, os manifestantes exigiam mudanças no calendário e no sistema eleitorais. Depois que Saakachvili acusou o movimento de ser orquestrado pelo Kremlin, passaram a exigir sua renúncia. A oposição o acusa de violar a lei e o direito de propriedade, de manipular a mídia e de prender opositores por motivos políticos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Do you want to know something about Italy and its political class?
thepowertobelieve.blogspot.com
Postar um comentário