Um bombardeio aéreo de Israel destruiu um prédio de quatro andares na cidade de Caná, no Líbano, onde havia refugiados da guerra contra o Hesbolá (Partido de Deus), uma milícia fundamentalista xiita. Mais de 50 pessoas morreram, informam os serviços de emergência libaneses.
O Hesbolá, por sua vez, lançou 47 foguetes Katiúcha contra Israel, ferindo pelo menos 10 pessoas.
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, voltou à região ontem, encontrando-se com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert. Mas cancelou sua segunda visita ao Líbano durante esta crise porque foi informada de que não seria bem recebida se não houver um cessar-fogo.
Os EUA condicionam um cessar-fogo a um acordo que preveja o envio de uma força multinacional de paz que ajudaria o Exército do Líbano a assumir o controle do Sul do país, desarmando o Hesbolá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário