LONDRES - Com o petróleo no patamar de US$ 70 por barril e a permanente tensão política no Oriente Médio, cresce a busca de fontes alternativas de energia, especialmente as renováveis, como os biocombustíveis. Isto está pressionando os preços de produtos agrícolas como milho, trigo e açúcar, revela um estudo do banco de investimentos Goldman Sachs.
Além do aumento da demanda, um verão excepcionalmente quente no Hemisfério Norte ameaça reduzir a produção de cereais. Com maior demanda, menor oferta e estoques baixos, o jornal inglês Financial Times alertava hoje que os preços dos cereais podem ter uma forte alta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário