sexta-feira, 28 de julho de 2006

Inflação sobe no Japão pelo oitavo mês seguido

LONDRES - O núcleo do índice de preços ao consumidor da segunda maior economia do mundo subiu 0,6% em junho em relação ao mesmo mês no ano passado. O desemprego teve um leve aumento mas acredita-se que isto seja apenas temporário porque a oferta de empregos está aumentando.

Foi o oitavo mês consecutivo de aumento da inflação japonesa. Isto indica que o país está saindo da deflação e da estagnação econômica depois de uma década.

Em 14 de julho, pela primeira vez em seis anos, o Banco do Japão aumentou a taxa básica de juros para 0,25% ao ano, acabando com a política de juro zero adotada para combater a deflação e a estagnação. A tendência é que os juros continuem subindo, no ritmo lento da inflação japonesa.

O Banco do Japão volta a se reunir para tratar da política de juros nos dias 10 e 11 de agosto.

O consumo cresceu 0,4% em junho em comparação com o ano passado. O desemprego teve leve alta, de 4% para 4,2%. Mas a oferta de emprego está aumentando. Em média, havia 108 vagas para cada 100 candidatos. Isto faz com que muitos trabalhadores deixem seu emprego na busca de outro, o que explicaria o aumento do índice.

Nenhum comentário: