LONDRES - A Arábia Saudita pediu hoje aos Estados Unidos que intervenham para acabar com a guerra entre Israel e o Hesbolá (Partido de Deus), no Líbano.
"Queremos um cessar-fogo e o fim das hostilidades", declarou o ministro do Exterior saudita, príncipe Saud al-Faissal, ao sair de um encontro com o presidente George W. Bush na Casa Branca, em Washington.
O Egito e a Arábia Saudita, principais aliados dos EUA no mundo árabe, teriam aceitado inicialmente a reação de Israel contra o Hesbolá porque este é um movimento xiita financiado pelo Irã, o que aumenta a influência iraniana no Oriente Médio. Mas não aceitam uma guerra aberta contra um país árabe sem condições de se defender diante de Israel porque abala a estabilidade em toda a região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário