segunda-feira, 24 de julho de 2006

Greenpeace lidera boicote à soja amazônica

LONDRES - Supermercados, distribuidores e redes de lanchonetes da Europa, inclusive o McDonald's, vão boicotar a soja cultivada na Amazônia. A campanha lançada pelo grupo ecológico Greenpeace culpa a expansão da lavoura de soja pela destruição da Floresta Amazônica.

No que está sendo chamado de uma vitória do poder do consumidor europeu, grandes empresas do setor de alimentação prometem não negociar com as quatro grandes companhias transnacionais que importam e distribuem soja brasileira, a não ser que provem que a leguminosa foi produzida sem derrubar a floresta.

Os pesquisadores da Greenpeace afirmam ter rastreado durante três anos o caminho da soja produzida ilegalmente na Amazônia até a mesa do consumidor da Europa, onde é usada principalmente para engordar animais como aves, bois e porcos.

A vice-presidente do grupo McDonald's na Europa, Karen van Bergen, comentou que "o McDonald's adota há muito uma política de não comprar carne de gado produzido na Amazônia, então é importante fazer o mesmo com a soja. Já pedimos a nossos fornecedores, inclusive à Cargill, para que nos consiga a partir da próxima safra alimento para aves não-alterado geneticamente e não-produzido na Amazônia."

Nenhum comentário: