O Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas pediu ontem aos Estados Unidos que fechem todas as prisões clandestinas e permitam o acesso da Cruz Vermelha a todos os presos na guerra contra o terrorismo ou qualquer outro conflito armado.
O governo George W. Bush considerou as conclusões do Comitê de Direitos Humanos "decepcionante" e lamentou que os EUA sejam mais criticados do que outros países que supostamente são maiores violadores dos direitos fundamentais do homem.
A ONU pede aos EUA que "realize investigações independentes e rápidas sobre todos os indícios de mortes suspeitas, assim como de tortura o castigos cruéis, desumanos ou degradantes cometidos por seus agentes e empregados nos centros de detenção de Guantânamo, no Iraque e no Afeganistão". Os responsáveis devem ser "julgados e castigados de acordo com a gravidade do delito cometido".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário