segunda-feira, 3 de julho de 2006

Morales faz maioria mas não dois terços da Assembléia Constituinte na Bolívia

Apurados 90% dos votos da eleição de domingo na Bolívia para uma Assembléia Constituinte, o Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente e líder indígena Evo Morales elegeu 133 deputados (52%), bem abaixo da expectativa de Morales, que era chegar a 80% para "refundar o Estado boliviano".

Morales, eleito no primeiro turno em dezembro com 54% dos votos válidos, terá maioria absoluta na Constituinte mas não a maioria qualificada de dois terços que lhe daria plena liberdade para redigir uma nova Constituição. Em 1º de maio passado, ele estatizou o gás e o petróleo bolivianos, causando grandes prejuízos à Petrobrás, que investiu US$ 1 bilhão na Bolívia nos últimos 10 anos. Ainda precisa negociar com o Brasil o aumento no preço do gás. O governo brasileiro espera que, passada a eleição da Consituinte, o governo boliviano seja mais moderado.

A aliança conservadora Poder Democrático e Social (Podemos) ficou em segundo lugar, com 62 deputados, e a centrista Unidade Nacional com 10.

Os bolivianos também se manifestaram sobre uma proposta que dá autonomia regional aos departamentos em que se divide o país. Votaram contra os departamentos de La Paz, Potoci, Oruro, Cochabamba e Chuquisaca, que ficam na região andina e nos vales centrais, onde Morales tem mais apoio. Votaram pela autonomia Pando, Tarija, Beni e Santa Cruz de la Sierra, no Sul, no Leste e nas terras baixas do Norte, onde a oposição é mais forte.

Nenhum comentário: