O laboratório de Algete, em Madri, referência para a gripe aviária na Espanha, acaba de confirmar o primeiro caso de ave infectada pelo vírus H5N1, informa o jornal El País. Seu cadáver foi encontrado em Salburúa, na região de Álava. O Ministério da Agricultura descreveu o caso como "altamente patogênico".
As autoridades sanitárias temem que, se o vírus sofrer uma mutação para ser transmitido de pessoa para pessoa, possa haver uma pandemia da escala da gripe espanhola de 1918. Os países mais afetados até agora foram a Indonésia e o Vietnã, onde a doença parece controlada.
A Espanha é o décimo-quarto dos 25 países da União Européia atingido pela gripe aviária, depois de Grécia, Itália, Eslovênia, Hungria, Áustria, Alemanha, França, Eslováquia, Suécia, Polônia, Dinamarca, República Tcheca e Reino Unido.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário