sábado, 29 de julho de 2006

Israel rejeita trégua para evacuar idosos

O governo de Israel rejeitou um apelo do coordenador de ajuda de emergência das Nações Unidas, Jan Eegeland, pedindo três dias de trégua para retirar idosos, mulheres e crianças das regiões em guerra no Líbano.

No sábado, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, voltou à região e jantou com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert. Mas sua visita foi considerada pelo líder do Hesbolá (Partido de Deus), xeque Hassan Nasralah, como mais uma manobra dos Estados Unidos para favorecer Israel.

"Está claro que o inimigo sionista queria uma vitória militar para impor suas condições. Mas não está conseguindo. Não sou eu que estou dizendo isto. São eles. O mundo inteiro está dizendo isto", declarou Nasralah na TV al-Manar, do Hesbolá. "Rice volta à região mais uma vez tentando impor condições ao Líbano mas está servindo a Israel."

O xeque afirmou que um terço dos 421 libaneses oficialmente declarados mortos é de crianças. O total de israelenses mortos no conflito iniciado em 12 de julho está em 52.

Nenhum comentário: