O senhor da guerra Shamil Basaiev, o terrorista mais procurado da república russa rebelde da Chechênia, foi morto pelas forças especiais russas na noite passada. Para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ele recebeu a "retribuição merecidã" pelos crimes cometidos.
Basaiev era acusado pelas duas principais ações terroristas da cruel e sangrenta guerra pela independência da Chechênia, onde a Rússia também pode ser acusada de terrorismo: a tomada de uma escola em setembro de 2004 em Beslan, na vizinha Ossétia do Norte, onde morreram 344 civis, na maioria crianças; e a ocupação de um teatro em Moscou em outubro de 2003 onde 130 reféns foram mortos, além dos 42 rebeldes, em ambos os casos quando as forças de segurança atacaram os terroristas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário