LONDRES - A França propôs ontem ao Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução que dá um mês de prazo ao Irã para suspender seu programa nuclear, suspeito de fabricar armas atômicas.
A resolução, que pode ser votada já nesta segunda-feira se houver consenso entre as cinco potências com direito de veto na ONU (Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido)dá um prazo até 31 de agosto para o Irã congelar suas atividades nucleares.
É uma tentativa de pressionar o Irã, que só pretende responder em 22 de agosto às propostas apresentadas pela União Européia em 6 de junho, em nome da sociedade internacional, para convencer a república islâmica a suspender seu programa atômico. Elas incluem ajuda para o desenvolvimento nuclear para fins pacíficos e incentivos econômicos, além de ameaças de sanções e de isolamento internacional.
Caso o Irã não dê uma resposta positiva, pode ser alvo de sanções.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário