quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Ditadura de Assad assume controle total de Alepo

Depois da saída de rebeldes e civis, o Exército da Síria anunciou hoje ter controle total de Alepo, a maior cidade do país e principal centro econômico antes do início da guerra civil, noticiou a agência Reuters.

A Batalha de Alepo durou quatro anos. Foi a maior derrota dos rebeldes em cinco anos e nove meses de guerra civil na Síria, desde que o o ditador Bachar Assad mandou a polícia e o Exército atirarem em manifestantes desarmados que lutavam pela liberdade e democracia na chamada Primavera Árabe.

Com a queda de Alepo, os rebeldes dominam apenas uma cidade importante do Oeste da Síria, Idlibe, onde as forças leais à ditadura de Assad concentram seus ataques com o apoio da Força Aérea da Rússia e de milícias xiitas aliadas do Irã, do Iraque e do Líbano.

Ao atacar Idlibe e ignorar Palmira, no centro do país, tomada recentemente pela organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Assad e seu aliado Putin deixam claro que seu alvo não é o Estado Islâmico.

Para os rebeldes, acaba a esperança de derrubar Assad, seriamente ameaçado quando a Rússia interveio, em 30 de setembro de 2015, mas a luta continua. Com o apoio de países sunitas do Oriente Médio, especialmente a Arábia Saudita, as outras monarquias petroleiras e a Turquia, eles devem manter uma guerra de baixa intensidade.

A maioria da Síria é muçulmana sunita. Enquanto a questão sunita não for resolvida, não haverá paz no Oriente Médio.

3 comentários:

Elisa Cavalheiro disse...

Que pena o Oriente Médio estar longe dá Paz ��
Triste... Muito triste a banalização dá violência.

Parabéns pelos belos textos colega.

Beijos e Feliz Natal.
LISA & KATTY
������

Nelson Franco Jobim disse...

Muito obrigado!

Gilda Gonçalves disse...

Quanto tempo levará até que se veja o fim desta guerra?é muito triste!