A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria de um atentado suicida contra uma igreja cristã copta do Egito, no Cairo. Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 49 saíram feridas.
O homem-bomba detonou os explosivos que trazia junto ao corpo em meio aos fiéis durante uma missa de domingo na Igreja de São Pedro e São Paulo, que fica ao lado da Igreja de São Marcos, a catedral copta. A reivindicação de autoria foi feita através da agência de propaganda do Estado Islâmico na Internet.
Cerca de 10% dos 90 milhões de egípcios seguem igrejas cristãs. A imensa maioria é copta. É a maior comunidade cristã do Oriente Médio. Foi o maior atentado contra a comunidade copta egípcia desde 2011.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário