Com a queda do primeiro-ministro Matteo Renzi depois da derrota no referendo constitucional do domingo passado, o presidente Sergio Mattarela convidou hoje o ministro do Exterior, Paolo Gentilone, para formar um novo governo na Itália.
Gentiloni, de 62 anos, do Partido Democrático, de centro-esquerda, o mesmo de Renzi, vai iniciar consultas para formar um ministério e tentar obter a aprovação do Congresso para o novo governo.
A derrota foi atribuída ao sucesso de partidos populistas como o Movimento 5 Estrelas e a Liga Norte, mas foi um repúdio à tentativa de Renzi de mudar a Constituição para esvaziar o poder do Senado e das regiões, dando um bônus em cadeiras a mais para o partido vencedor da eleição na Câmara de modo a formar governos fortes. O eleitorado repudiou a proposta de formar governos fortes com maiores escassas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário