A vitória do empresário oposicionista Adama Barrow na eleição presidencial da Gâmbia foi saudada como um exemplo de alternância democrática na África. Durou pouco. Na semana passada, o ditador Yahya Jammeh, repudiou o resultado. Hoje o Exército tomou a sede da comissão eleitoral, num golpe de Estado, noticiou a agência Reuters.
Logo após o anúncio da derrota, Jammeh, no poder desde 1994, prometeu aceitar o resultado das urnas, mas voltou atrás e exigiu a realização de uma nova eleição. Para evitar o agravamento da situação, uma delegação de alto nível de países da África Ocidental chegou ontem à Gâmbia a fim de tentar convencer o presidente a acatar a vontade popular.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário