terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Ex-primeiro-ministro é eleito presidente do Usbequistão

Com 89% dos votos e 88% de participação, o presidente interino e ex-primeiro-ministro Chavkat Mirziyoyev foi eleito presidente da ex-república soviética do Usbequistão. Ele substitui o ditador Islam Karimov, que governou o país de 1990, antes do fim da União Soviética, até sua morte, em 2 de setembro de 2016.

Mirziyoyev, do Partido Liberal Democrático do Usbequistão, era primeiro-ministro de Karimov desde 2003. No discurso da vitória, elogiou o antecessor. Os dois chefiavam um dos regimes mais fechados do mundo.

Hã expectativa de que o novo presidente promova uma abertura econômica para estimular a economia do pa~is, abalada pela corrupção e a burocracia herdadas da era soviética. Como primeiro-ministro, Mirziyoyev iniciou uma aproximação com os países vizinhos.

O novo presidente é mais próximo de Vladimir Putin do que seu antecessor. Vinte minutos depois da vitória, foi cumprimentado pelo presidente da Rússia.

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, Karimov usou os Estados Unidos a usar uma base aérea usbeque para atacar a milícia dos Talebã, que governava o vizinho Afeganistão e abrigava a rede terrorista Al Caeda. Anos depois, mandou embora os americanos temendo uma revolução liberal colorida como as que derrubaram governos nas repúblicas soviéticas da Geórgia e da Ucrânia.

Nenhum comentário: