O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, reconheceu hoje que o candidato a asilo paquistanês preso ontem pode não ter relação com o atentando terrorista contra uma feira de Natal de Berlim que deixou 12 mortos e 48 feridos. O verdadeiro terrorista continua solto.
A capital da Alemanha está em estado de alerta máxima e outras grandes cidades europeias também. O fato de um caminhão ter sido usado pela segunda vez como arma, a exemplo do que aconteceu em Nice, na França, em 14 de julho, no aniversário da Revolução Francesa de 1789, aumenta consideravelmente as precauções em cidades como Londres e Paris.
O suspeito foi seguido por um motorista que o viu saindo a pé rapidamente da praça atacada e avisou a polícia, mas pretextou inocência e a polícia aparentemente aceitou suas alegações.
Ao visitar o local da tragédia hoje de manhã, a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel admitiu que sua política de braços abertos para os refugiados será alvo de novos ataques. Se fosse confirmado que o terrorista era um requerente de asilo, suas chances de reeleição em setembro de 2017 seriam abaladas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário