Por 234 a 56 votos, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou hoje o impeachment da presidente Park Geun Hye, acusada de corrupção e tráfico de influência por causa de negócios escusos de uma amiga e confidente.
O afastamento definitivo da presidente precisa referendado nos próximos seis meses por dois terços ou seis dos nove ministros do Supremo Tribunal da Coreia do Sul.
Choi Soon Sil, amiga de Park, usou a intimidade com a presidente para obter dinheiro junto a grandes empresas sul-coreanas, inclusive a Samsung e a Hyundai. O escândalo, conhecido como Choisoonsilgate, levou milhões de sul-coreanos às ruas nas maiores manifestações de protesto desde a democratização do país, em 1988.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário