sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

FBI apoia CIA ao acusar ciberpiratas russos de ajudar Trump

A polícia federal dos Estados Unidos, o FBI (Federal Bureau of Investigation), concordou hoje com avaliação do serviço de espionagem, a CIA (Agência Central de Inteligência), de que a Rússia pirateou o correio eletrônico do Partido Democrata para beneficiar a candidatura de Donald Trump.

Até agora, o FBI dizia a deputados e senadores não ter certeza sobre as intenções do ataque cibernético da Rússia. Como o Partido Republicano também foi pirateado, mas o conteúdo não foi distribuído, a conclusão é que o objetivo era ajudar Trump, que elogiou o protoditador russo, Vladimir Putin, como um "grande líder", além de ameaçar não proteger os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, refugiado há anos na Embaixada do Equador em Londres, prometeu boicotar a candidatura da ex-secretária de Estado Hillary Clinton alegando que sua atitude belicosa provocaria novas guerras,

Hoje o presidente Barack Obama prometeu retaliar a guerra cibernética de Putin. A Rússia também foi acusada de pirataria cibernética para interferir no resultado de eleições em ex-repúblicas soviéticas como a Geórgia e os países bálticos, e em aliados do antigo Bloco Soviético como a Polônia.

2 comentários:

Anônimo disse...

O americanos estão dando a impressão que subestimaram a guerra cibernética, mas hackers, crackers, jackers, fakers, haters, etc... são personagens conhecidos e os EUA sabem lidar com esses personagens. estados nacionais agindo nesta guerra cibernética leva a um patamar de ações que, no mínimo, são nebulosas e; Obama, acusando publicamente Putin de orquestrar esses ataques estaria fazendo uma declaração de.... guerra!?

Nelson Franco Jobim disse...

Obama está dizendo que os russos fizeram uma operação de guerra cibernética contra os EUA e prometeu reagir.