O Tribunal Constitucional da Espanha declarou nula hoje uma resolução do Parlamento da Catalunha convocando um plebiscito sobre a independência da província para setembro de 2017. Pela Constituição da Espanha, todo o país teria de votar e não apenas a região interessada em se separar.
O governo espanhol é contra a independência da região, a mais rica do país. A luta pela independência é liderada pelo movimento Juntos pelo Sim, uma aliança de conservadores à centro-esquerda que venceu as eleições regionais de 27 de setembro de 2015.
É uma coalizão frágil. Mas a decisão judicial não resolve o problema do governo central de Madri. A luta pela independência da Catalunha não vai parar por aí.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário