O presidente Donald Trump ameaçou hoje cortar ou suspender boa parte da ajuda dos Estados Unidos a Guatemala, Honduras e El Salvador, se esses países da América Central não contiverem a onda migratória. Uma caravana de cerca de 5 mil pessoas entrou no México no fim de semana e segue a pé por terra rumo à fronteira americana.
Impotentes diante da situação de violência, as máfias do tráfico de drogas e a miséria de seus países, estas repúblicas centro-americanas enfrentarão sérias crises internas tanto pela falta do dinheiro como pela forte reação negativa interna.
Trump quer fazer de sua política anti-imigração um dos temas centrais da campanha para as eleições intermediárias de 6 de novembro, quando o Partido Democrata pode retomar o controle da Câmara dos Representantes, o que prejudicaria sensivelmente seus planos de governo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário