quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Londres fecha rua a veículos poluentes para melhorar qualidade do ar

A City, o centro financeiro de Londres, vai fechar um trecho de uma suas ruas, a Moor Lane, a partir de abril, ao trânsito de veículos poluentes para reduzir as emissões de gases tóxicos de uma de suas áreas mais movimentadas.

Uma consulta pública iniciada hoje vai decidir se a proibição será permanente ou de 7h às 23 horas de segundas a sextas-feiras. Os carros elétricos, de emissão zero, poderão circular.

No mês passado, Chris Hayward presidente do comitê de planejamento e transportes da Corporação da Cidade de Londres, que administra a City, uma área de 2,5 quilômetros quadrados do centro da capital do Reino Unido, anunciou: "A qualidade do ar é uma das prioridades mais importantes hoje. Estamos em guerra contra a poluição do ar. Queremos soluções radicais e queremos rapidamente."

A Rua Alto Tâmisa (Upper Thames Street), no limite sul da City, tem o maior índice de poluição de Londres. No ano passado, excedeu o limite tolerável  de dióxido de nitrogênio mais de 120 vezes.

O número de carros que circulam no centro financeiro londrino caiu 40% de 1999 a 2017 para 124 mil veículos. O número de bicicletas quadruplicou para um total de mais de 30 mil.

Nenhum comentário: