quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Oposição lidera pesquisa na República Democrática do Congo

O principal candidato da oposição à Presidência da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, abriu uma boa vantagem sobre seus adversários na disputa da eleição presidencial de 23 de dezembro de 2018, anunciou hoje a Rádio France International Afrique (RFI Afrique).

Como o presidente Joseph Kabila está proibido de concorrer a um terceiro mandato pela Constituição, a eleição foi adiada por dois anos. Com seu candidato, Emmanuel Ramazani Shadary, mal nas pesquisas, a expectativa é uma grande fraude eleitoral promovida por Kabila e aliados para manter o poder.

Os dois políticos mais populares do antigo Congo Belga, Moise Katumbi e Pierre Bemba, estão proibidos de concorrer. Felix Antoine Tshisekedi Tshilombo, filho do ex-primeiro-ministro Étienne Tshisekedi, líder da União pela Democracia e o Progresso Social (UDPS), é o favorito com 36% das preferências do eleitorado.

Em segundo lugar, vem Vital Kamerhe, com 17%. O ex-ministro do Interior Ramazani Shadary está em terceiro, com 16%, seguido por Martin Fayulu e Freddy Matungulu.

A pesquisa foi realizada pelo Birô de Estudos, Pesquisas e Consultoria Internacional (BERCI) do Grupo de Estudos sobre o Congo da Universidade de Nova York. De 29 de setembro a 15 de outubro, ouviu 1.179 pessoas maiores de 18 anos nas 26 províncias do Congo.

Cerca de 76% dos entrevistados disseram ter uma "boa opinião" da oposição e 70% gostariam de ver uma candidatura única de oposição. Só 18% aprovam o presidente Kabila. Em junho, eram 21%. Mais da metade, 57%, desaprovam a candidatura de oposição.

Joseph Kabila é filho do guerrilheiro Laurent Kabila, que derrubou em 1997 o ditador sanguinário Joseph Mobutu, dando início a uma guerra civil conhecida como Primeira Guerra Mundial Africana.

Até 2002, estima-se que 5,4 milhões de pessoas morreram em combate, de fome e epidemias causadas pelo conflito. Joseph está no poder desde que o pai foi assassinado, em janeiro de 2001.

Nenhum comentário: