sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Polícia dos EUA prende suspeito de enviar bombas a adversários de Trump

A policia dos Estados Unidos deteve hoje um suspeito de enviar pelo correio 12 bombas caseiras a adversários políticos e críticos do presidente Donald Trump, inclusive os ex-presidente Bill Clinton e Barack Obama, a ex-senadora Hillary Clinton e o ator Robert de Niro. 

O homem foi identificado como Cesar Sayoc, de 56 anos, morador de Ventura, na Flórida, perto de Miami. Ele tem antecedentes criminais e ligações com Nova York. Foi preso oito vezes, entre eles roubo de carro e ameaça de bomba. Uma caminhonete dele com adesivos de Trump foi apreendida.

Mais quatro bombas foram desativas hoje. O total chegou a 13. Os novos alvos foram a senadora negra Kamala Harris, aspirante à candidatura do Partido Democrata em 2020; o senador democrata Cory Booker; o empresário Tom Steyer, financiador dos democratas; e o ex-diretor nacional de inteligência James Clapper, crítico do presidente em entrevistas na televisão. A bomba em seu nome estava endereçada à sede da rede CNN em Nova York.

As autoridades negaram que as bombas fossem falsas. Mesmo que fossem, como alegam partidários de Trump, seria terrorismo.

Em entrevista coletiva hoje à tarde, o ministro da Justiça e procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, anunciou que Sayoc será denunciado por cinco crimes, inclusive ameaçar ex-presidentes e enviar explosivos pelo correio.

Nenhum comentário: