quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Procurador da Turquia afirma que Khashoggi foi estrangulado e esquatejado

Depois de três dias de reuniões com um procurador enviado da Arábia Saudita, o procurador-geral de Istambul afirmou hoje que a morte do jornalista dissidente saudita Jamal Khashoggi foi premeditada. 

Khashoggi foi estrangulado pouco depois de entrar no consulado saudita na cidade, em 2 de outubro, e esquartejado, acrescentou o Ministério Público da Turquia, noticiou o jornal turco Hurriyet.

Enquanto o procurador-geral saudita, Saud al-Mojeb, embarcava de volta para a Arábia Saudita, o procurador-geral de Istambul, Irfan Fidan, observou que a visita foi improdutiva: "Apesar de nossos esforços bem intencionados para descobrir a verdade, não houve resultados concretos desses encontros."

Todas as suspeitas recaem sobre o príncipe-herdeiro Mohamed ben Salman, o homem-forte da monarquia absolutista saudita. Os 15 agentes que mataram Khashoggi eram diretamente ligados à sua segurança.

Na versão oficial da Arábia Saudita, mudada várias vezes, primeiro o jornalista havia saído do sindicato. Agora, o esquadrão da morte não teria autorização para fazer o que fez e tudo teria começa com uma briga inesperada do jornalista com os agentes.

A Turquia pediu a extradição dos 18 agentes investigados pelo governo saudita, o que foi negado pelo reino. Durante os encontros dos procuradores, o governo turco pediu aos sauditas que respondessem a três perguntas:

  1. Onde está o corpo de Khashoggi?
  2. Os investigadores sauditas esconderam indícios de premeditação?
  3. Quem é o "colaborador local" que teria se livrado dos restos mortais?
Sem dar nenhuma resposta, o procurador saudita convidou o procurador turco a ir à Arábia Saudita apresentar suas provas e interrogar os 18 suspeitos junto com as autoridades do país. Esta atitude levou à decisão do Ministério Público da Turquia de anunciar a sua versão do assassinato.

Nenhum comentário: