quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Zona do Euro tem menor crescimento em cinco anos

O conjunto dos 19 países da União Europeia que usam o euro como moeda cresceu apenas 0,2% no terceiro trimestre de 2018. Foi a menor taxa desde o primeiro trimestre de 2013, anunciou ontem o Eurostat, escritório de estatísticas do bloco europeu. 

A UE como um todo avançou 0,3%. A Zona do Euro sofre com a desaceleração da economia chinesa e os problemas com o governo populista da Itália. O ritmo anual caiu de 1,8% para 0,6%, em contraste com o crescimento de 3,5% ao ano nos Estados Unidos de julho a setembro de 2018.

Na Itália, o primeiro-ministro Giuseppe Conte declarou que o fraco desempenho é mais uma razão para o governo populista manter a proposta orçamentária com déficit de 2,4% do produto interno bruto: "A Itália não pode entrar em recessão." O país cresceu apenas 0,02%, o que significa estagnação. Em comparação, a França avançou 0,4%.

A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, rejeitou o orçamento alegando que o próprio governo italiano concordara em julho em reduzir o déficit para 0,8% do PIB para reduzir a dívida pública, que ficou no ano passado em 131% do PIB.

No ano passado, as exportações europeias para a China subiram 19,2% nos oito primeiros meses do ano. Neste ano, no mesmo período, a alta foi de 3,3%. Segunda maior economia do mundo, a China enfrenta uma guerra comercial deflagrada pelo presidente americano, Donald Trump.

Nenhum comentário: