quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Trump ameaça enviar 15 mil soldados à fronteira com o México

Com medo de perder a maioria na Câmara dos Representantes nas eleições de 6 de novembro, o presidente Donald Trump usa a imigração ilegal como tema central da campanha. Diante do avanço de uma caravana com 7 mil centro-americanos, o presidente prometeu hoje enviar 15 mil soldados do Exército para a fronteira dos Estados Unidos com o México, noticiou o jornal The Washington Post.

"Vamos ter entre 10 e 15 mil soldados, além da Patrulha de Fronteiras e da Agência de Alfândega e Imigração (ICE)", afirmou Trump em comício na Flórida, dois dias depois de anunciar o envio de 5,2 mil. "Ninguém vai entrar. Não vamos deixar estas pessoas entrarem."

A maioria dos imigrantes foge da violência e da miséria de Honduras. Eles viajam a pé em grupos ou caravanas para não serem alvos fáceis de bandidos. Vão levar semanas para chegar aos EUA, mas aí as eleições terão passado. Trump acusa a oposição democrata de querer abrir as fronteiras do país e alega haver bandidos e terroristas muçulmanos na caravana sem apresentar nenhuma prova disso.

Ontem, o general responsável pela operação revelou que 5.239 soldados do Exército rumam para a fronteira para se somar a 2.092 membros da Guarda Nacional que já estão lá. Se o total de militares do Exército chegar a 15 mil, será o equivalente ao número de tropas que os EUA mantêm hoje no Afeganistão e mais de três vezes o tamanho da força que está no Iraque.

Os críticos de Trump descrevem a medida como uma manobra eleitoreira. Nos EUA, o voto não é obrigatório. O Partido Democrata, de oposição, está mobilizado por causa da impopularidade do presidente, aprovado por apenas 36% dos americanos.

Trump tenta fazer destas eleições intermediárias, de meio de mandato, as "eleições da caravana". Também insistiu hoje numa proposta inviável, de retirar o direito à cidadania americana de bebês que nascerem nos EUA de pais que não tenham direito legal a residir no país.

Este direito à cidadania é garantido pela Emenda nº 14 à Constituição dos EUA, de 1868, que só pode ser alterada por 2/3 das duas casas do Congresso e a ratificação por 75% dos estados da União. Trump e aliados alegam que não se aplica a imigrantes ilegais.

Nenhum comentário: