quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Cúpula Trump-Kim começa a ser preparada na ONU

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Coreia do Sul, Moon Jae In, discutiram ontem na sede das Nações Unidas em Nova York, durante a sessão anual da Assembleia Geral, o segundo encontro de cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte, noticiou o jornal sul-coreano Korea Herald.

Hoje o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, deve discutir detalhes com o ministro do Exterior norte-coreano, Ri Yong Ho, em contato reservado na ONU.

Trump e o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, se encontraram em 12 de junho em Cingapura e acertaram desnuclearizar a Península Coreana, mas desde então as negociações não avançaram.

Pompeo apresentou pelo menos três vezes um cronograma de desnuclearização. O regime comunista da Coreia do Norte teria de apresentar uma relação completa de seus armas atômicas e entregar 60% para destruição dentro de seis a nove meses.

A ditadura stalinista de Pyongyang se nega fazer isso alegando que seria uma medida unilateral, sem qualquer contrapartida. Exige a assinatura de um acordo de paz para pôr fim à Guerra da Coreia (1950-53). Os EUA relutam.

Com o apoio da China, a Coreia do Norte pode incluir entre suas exigências a retirada das forças americanas da Coreia do Sul, hoje 28,5 mil soldados.

Nenhum comentário: