terça-feira, 11 de setembro de 2018

Produtos de leite integral reduzem risco cardíaco e prolongam a vida

Quem consome produtos lácteos corre menor risco de doenças cardiovasculares do quem os evita. Quem consome leite integral e derivados tem menor risco de doenças cardiovasculares e vida mais longa, de acordo com uma pesquisa global divulgada pela revista médica britânica The Lancet, que contraria a opinião dominante.

A pesquisa examinou os hábitos alimentares de mais de 130 mil pessoas de 21 países e cinco continentes. A conclusão é que consumir três porções diárias de leite e derivados reduz as taxas de doenças cardiovasculares e de mortalidade. O leite integral traz benefícios ainda maiores à saúde.

O estudo considera uma porção copo de leite, um pote de iogurte, uma fatia de queijo ou uma colher de chá de manteiga.

Até agora, os médicos recomendavam a ingestão diária de duas a quatro porções de leite desnatado ou semidesnatado e evitar leite integral e derivados.

Entre as conclusões, os pesquisadores recomendam o aumento do consumo de leite integral nas regiões que menos consomem, inclusive o Sul da Ásia, o Sudeste Asiático e a África.

Para o principal autor do relatório da pesquisa, o professor Mahshid Dehghan, da Universidade McMaster, no Canadá, a pesquisa sugere que "o consumo da produtos lácteos pode ser benéfico para reduzir a mortalidade e as doenças cardiovasculares, especialmente em países de renda média ou baixa onde o consumo de produtos lácteos é muito menor do que na América do Norte e na Europa."

A presidente da Fundação Britânica do Coração, Victoria Taylor, advertiu que é cedo para chegar a conclusões definitivas. Como os participantes tinham idades muito variadas, talvez o período de nove anos da pesquisa não fosse suficiente para avaliar o impacto de longo prazo.

Nenhum comentário: