sábado, 29 de setembro de 2018

Terremoto e maremoto matam mais de 830 pessoas na Indonésia

Um terremoto de 7,5 graus na escala aberta de Richter provocou a formação de ondas de até seis metros de altura e arrasou duas cidades da ilha de Sulawesi, na Indonésia. O maremoto derrubou prédios que abalado pelo abalo sísmico, destruiu uma ponte importante, estradas, redes elétricas e de telecomunicações. Mais de 830 pessoas morreram. O vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, teme que o total de mortos chegue a milhares.

Sulawesi fica a 1.280 quilômetros da capital, Jacarta, no centro do arquipélago indonésio, que tem mais de 13 mil ilhas espalhadas por uma distância de 5 mil quilômetros. O serviço nacional de meteorologia está sendo muito criticado por ter retirado muito rapidamente o alerta de tsuname.

Só na cidade de Palu morreram mais de 420 pessoas. Até o acesso por mar está difícil para levar ajuda de emergência porque o porto foi destruído. Como o aeroporto também foi atingido, as equipes de resgate precisam fazer uma viagem de 10 a 12 horas por terra.

A segunda cidade mais atingida, Dongala, está isolada pelo colapso de uma ponte. "Temos algumas informações sobre a destruição em Palu, mas não sabemos nada de Dongala, o que é extremamente preocupante", declarou a Cruz Vermelha. "Há mais de 300 mil pessoas morando lá. Já é uma tragédia e pode ficar muito pior."

Em agosto deste ano, um terremoto de 6,9 graus abalou a ilha de Lombok, ao sul de Sulawesi, matando mais de 450 pessoas. Em dezembro de 2004, um maremoto de 9,1 graus na escala Richter causou a morte de 230 mil pessoas em vários países da região.

Nenhum comentário: