Um terremoto de 7,5 graus na escala aberta de Richter provocou a formação de ondas de até seis metros de altura e arrasou duas cidades da ilha de Sulawesi, na Indonésia. O maremoto derrubou prédios que abalado pelo abalo sísmico, destruiu uma ponte importante, estradas, redes elétricas e de telecomunicações. Mais de 830 pessoas morreram. O vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, teme que o total de mortos chegue a milhares.
Sulawesi fica a 1.280 quilômetros da capital, Jacarta, no centro do arquipélago indonésio, que tem mais de 13 mil ilhas espalhadas por uma distância de 5 mil quilômetros. O serviço nacional de meteorologia está sendo muito criticado por ter retirado muito rapidamente o alerta de tsuname.
Só na cidade de Palu morreram mais de 420 pessoas. Até o acesso por mar está difícil para levar ajuda de emergência porque o porto foi destruído. Como o aeroporto também foi atingido, as equipes de resgate precisam fazer uma viagem de 10 a 12 horas por terra.
A segunda cidade mais atingida, Dongala, está isolada pelo colapso de uma ponte. "Temos algumas informações sobre a destruição em Palu, mas não sabemos nada de Dongala, o que é extremamente preocupante", declarou a Cruz Vermelha. "Há mais de 300 mil pessoas morando lá. Já é uma tragédia e pode ficar muito pior."
Em agosto deste ano, um terremoto de 6,9 graus abalou a ilha de Lombok, ao sul de Sulawesi, matando mais de 450 pessoas. Em dezembro de 2004, um maremoto de 9,1 graus na escala Richter causou a morte de 230 mil pessoas em vários países da região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário