Arqueólogos descobriram numa caverna perto do porto de Haifa, no Norte de Israel, o que acreditam ser a mais antiga fábrica de álcool do mundo, onde encontraram uma bebida semelhante à cerveja que teria sido servida em cerimônias 13 mil anos atrás.
A fábrica estava na caverna de Rakefet, ao sul de Haifa, que também servia de local de enterro do povo natufiano. "Se estivemos certos, este é o mais antigo testamento da produção de álcool de qualquer tipo no mundo", declarou o arqueólogo Dani Nadel, professor da Universidade de Haifa e um dos autores do artigo publicado no Journal of Archeological Science: Reports.
"Os natufianos enterravam seus mortos sobre uma plataforma de plantas e flores, e aparentemente também produzia uma bebida alcoólica com a consistência de uma sopa", acrescentou o professor Nadel.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário