O Departamento da Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) rejeitou um pedido do Departamento de Estado para enviar um destacamento de fuzileiros navais para proteger a representação diplomática americana em Taiwan, uma embaixada de fato. A decisão seria do secretário da Defesa, general James Mattis, para não provocar a China, que considera Taiwan uma província rebelde.
A recusa indica uma dubiedade na política externa dos EUA para Taiwan. Logo depois da posse, o presidente Donald Trump aceitou receber um telefonema de cumprimentos da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, rompendo com uma prática com a política de que só existe uma China, adotada em 1978, quando os EUA restauraram as relações diplomáticas com a República Popular da China.
O plano era enviar fuzileiros navais para Taipé em outubro, o que suscitou críticas do regime comunista de Beijim.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário