sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Ministro da Saúde de Trump cai por viajar em jatos militares e privados

Mais um ministro do primeiro escalão dá adeus ao governo Donald Trump. Tom Price não é mais secretário da Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Ele pediu demissão hoje, sob pressão desde que foi revelado que usou aviões militares e pegou carona em jatos privados em viagens particulares.

Sua gestão foi marcada pelo fracasso do Partido Republicano no Congresso em acabar com o programa de universalização da saúde do governo Barack Obama, uma luta de sete anos do partido e um compromisso da campanha de Trump. Na terça-feira, mais uma proposta republicana para revogar o Obamacare desabou, no Senado. Nem sequer chegou à votação.

O presidente elogiou o agora ex-ministro, mas admitiu ontem estar desapontado. "Lamento que os acontecimentos recentes tenham desviado a atenção de objetivos importantes", declarou Price em sua carta de renúncia.

Na quinta-feira à noite, Price prometeu para de usar jatinhos particulares e prometeu reembolsar o governo dos EUA em US$ 50 mil por pegar carona em aviões militares. "Não vou mais usar voos fretados privados como secretário da Saúde e Serviços Humanos, sem exceções."

Antes de ser ministro, Tom Price era deputado federal. Foi eleito pela primeira vez em 2004, na reeleição de George W. Bush. Com a eleição de Barack Obama, em 2008, aproximou-se do movimento radical de direita Festa do Chá.

Enquanto os republicanos lamentaram a queda, os democratas festejaram a saída e prometeram obstruir a indicação de um ministro como Price: "O próximo secretário da Saúde e dos Serviços Humanos deve cumprir a Lei de Cobertura de Saúde a Preços acessíveis, em vez de tentar sabotá-la", afirmou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

Outros ministros do primeiro escalão, como o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, tiveram viagens questionadas. No início da noite de sexta-feira, o governo baixou um memorando exigindo a aprovação prévia da Casa Branca qualquer viagem em aviões governamentais ou alugados ou fretados pelo governo federal dos EUA.

Nenhum comentário: