Dezesseis anos depois dos atentados de 11 de setembro e cinco anos depois da morte do xeique, a rede terrorista Al Caeda tem um novo líder, Hamza ben Laden. Em 14 de setembro, o grupo divulgou uma gravação de som do filho de Ossama ben Laden apelando aos jihadistas para que redobrem seus esforços de guerra santa na Síria contra uma "conspiração russo-americano-xiita contra o Islã", adverte o Centro de Combate ao Terrorismo (CTC) da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos.
Em seu boletim de setembro, o CTC observa que Hamza ben Laden não é apenas o herdeiro natural do pai. Superprotegido desde a infância, ele está sendo preservado. Não se sabe onde ele está. É considerado o mais capaz de unificar o movimento jihadista internacional diante do colapso do califado proclamado há pouco mais de três anos pela organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Seu pai era contra, em princípio, matar muçulmanos. O Estado Islâmico considera os xiitas infiéis e traidores do islamismo, o que autorizaria matá-los. Assim, a pregação de Hamza contra os xiitas ajudaria a atrair os guerreiros do Estado Islâmico de volta para a rede Al Caeda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Filho de Ben Laden desponta como novo líder do movimento jihadista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário