quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estado Islâmico divulga áudio do líder Abu Baker al-Baghdadi

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante divulgou hoje uma gravação de som de seu líder supremo, Abu Baker al-Baghdadi. O autoproclamado Califa Ibrahim estava em silêncio há quase um ano. 

Nesse período, o grupo perdeu quase todos os territórios que ocupava no Iraque e na Síria. Com a queda iminente de Rakka, na Síria, considerada a capital do Estado Islâmico, o califado proclamado há três anos e três meses praticamente desaparece.

A data da gravação não foi revelada, mas é relativamente recente. Tem 46 minutos. Al-Baghdadi fala das ameaças da Coreia do Norte aos Estados Unidos e ao Japão, conclama os partidários à "guerra santa" contra os "infiéis" e faz longas citações ao Corão e outros textos sagrados dos muçulmanos.

O comunicado anterior do líder jihadista foi feito no início de novembro de 2016, quando começava a Batalha de Mossul. Na época, ele convocou seus seguidores a lutar contra os "infiéis" e "fazer seu sangue correr como rios".

Com o apoio das forças aéreas dos EUA e outros 65 países, e de milícias curdas, o Exército do Iraque reconquistou Mossul, uma cidade de 2 milhões de habitantes, sua maior perda na guerra contra o Estado Islâmico e a maior vitória de Al-Baghdadi

Enquanto a organização jihadista tenta se reagrupar na Líbia, o paradeiro de Al-Baghdadi é desconhecido. A principal suspeita é que esteja na região desértica e pouco povoada entre Rakka, na Síria, e Mossul, no Iraque, onde tentou derrubar as fronteiras traçadas pelo imperialismo ocidental depois da Primeira Guerra Mundial para erguer seu califado.

Nenhum comentário: