O Coreia do Norte anunciou hoje ter tido "sucesso em fabricar" uma bomba de hidrogênio e instalá-la dentro de um míssil balístico intercontinental de longo alcance e ameaçou realizar uma explosão nuclear a alta altitude, capaz de destruir a rede elétrica dos Estados Unidos.
A imprensa oficial da ditadura comunista norte-coreana divulgou fotos do líder supremo Kim Jong Un visitando o Instituto de Armas Nucleares onde o míssil estava sendo montado. Kim afirmou que todos os componentes da bomba de hidrogênio, muito mais poderosa do que as bombas atômicas de urânio e plutônio, foram fabricadas na Coreia do Norte, "permitindo ao país produzir quantas bombas nucleares poderosas quanto quiser".
Na opinião dos analistas, o anúncio aumenta a expectativa de um novo teste nuclear ou de mísseis de longo alcance.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário