sábado, 30 de setembro de 2017

Boko Haram ataca quartel do Exército da Nigéria

Vários milicianos do grupo terrorista Boko Haram morreram numa tentativa de tomar um quartel do Exército na cidade de Bama, no estado de Borno, no Nordeste da Nigéria. Os jihadistas atacaram às 18h30 de sexta-feira pela hora local (14h30 em Brasília) e foram rechaçados depois de uma hora e quinze minutos de combate.

Na fuga, os milicianos tocaram fogo num veículo militar e mataram um policial. "Elementos do Boko Haram tentaram entrar no quartel do Exército em Bama, mas não tiveram sucesso. Os militares mataram muitos terroristas", afirmou uma testemunha citada pelo jornal nigeriano The Daily Post.

O  comandante do teatro de operações da guerra contra o Boko Haram, coronel Onyema Nwachukwo, não comentou o ataque.

A milícia extremista muçulmana Boko Haram, cujo nome significa "repúdio à educação ocidental", aderiu em 2009 à luta armada para impor a lei islâmica na África Ocidental. Desde então, mais de 15 mil pessoas foram mortas na guerra civil deflagrada por sua rebelião, que se estende a países vizinhos: Camarões, Chade e Níger.

Em março de 2015, o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, jurou lealdade à organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. A partir daí, o grupo passou a se apresentar como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental.

Nenhum comentário: