quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Maior furacão do Atlântico avança rumo a Cuba e Flórida

Com rajadas de até 345 quilômetros por hora, depois de arrasar 95% das construções nas ilhas de Barbuda, Antígua, Anguilla e Saint-Martin, o furacão Irma, o maior registrado até hoje no Oceano Atlântico, passou por Porto Rico, no momento atinge a República Dominicana, o Haiti e as ilhas de Turcos e Caícos, a caminho das Bermudas, de Cuba e da Flórida, nos Estados Unidos. Pelo menos dez pessoas morreram.

Em Porto Rico, que não foi atingido em cheio, cerca de 70% das casas ficaram sem energia elétrica, deixando 900 mil pessoas sem luz. O furacão Irma é de categoria 5, o que significa ventos de pelo menos 252 km/h e elevação de 5,5 metros no nível do mar.

Pelo menos quatro pessoas morreram em Saint-Martin, uma colônia francesa na reunião do Mar do Caribe, informou o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe. Uma quinta pessoa morreu do lado holandês da ilha. Até agora, Porto Rico registrou três mortes, uma criança morreu em barbuda e um adulto em Anguilla.

A temperatura da água do Atlântico acima de 30 graus mantém a força do furacão. Irma deve chegar a Cuba na sexta-feira à noite e aos Estados Unidos no sábado.

Nos EUA, os moradores foram orientados a deixar o Sul da Flórida, mas já falta gasolina nos postos para atender a quem ainda não fugiu. Ao todo, estima-se que 37 milhões de pessoas vivam na área afetada pelo furacão Irma.

Deve ser a pior tempestade a atingir a Flórida, superando o furacão Andrew, de 1992, que matou 65 pessoas, destruiu 63,5 mil casas e danificou outras 124 mil, deixando um prejuízo de US$ 26,5 bilhões.

O furacão Irma é "maior, mais rápido, mais forte", declarou o governador da Flórida, Rick Scott, ao anunciar a ordem de evacuação obrigatória. A estimativa é que cause perdas de até US$ 100 bilhões.

Outros dois furacões estão se formando na região, Kátia no Golfo do México e José no Atlântico.

Nenhum comentário: