domingo, 3 de setembro de 2017

EUA ameaçam Coreia do Norte com retaliação maciça

Ao reagir ao sexto teste nuclear da Coreia do Norte, que afirma ter feito uma bomba de hidrogênio, o presidente Donald Trump ameaçou responder com uma "retaliação maciça" caso os Estados Unidos e seus aliados sejam atacados, e acusou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae In, de "apaziguamento", noticiou o jornal The New York Times.

Em entrevista coletiva na Casa Branca, o secretário de Estado, James Mattis, afirmou que "não estamos buscando aniquilar totalmente um país, no caso a Coreia do Norte, mas temos muitas opções." Na realidade, não tem.

Os EUA sabem que um ataque preventivo contra as instalações nucleares norte-coreanas provocaria uma reação devastadora da Coreia do Norte capaz de arrasar Seul, a capital da Coreia do Sul, deflagrando uma guerra com estimativa de mais de 1 milhão de mortos.

Depois do anúncio de que a Coreia do Norte desenvolveu mísseis nucleares balísticos anticontinentais, Trump ameaçou no mês passado com "fogo e fúria". Diante de uma pausa nos testes nucleares e de mísseis, o presidente boquirroto chegou a afirmar que o ditador Kim Jong Un havia mudado de atitude e passado a respeitá-lo.

Quando a Coreia do Norte disparou um míssil que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico, Trump reclamou da falta de cooperação da China e de uma suposta passividade da Coreia do Sul: "A Coreia do Sul está descobrindo, como eu disse, que sua conversa de apaziguamento não vai funcionar, eles só entendem uma coisa."

Nenhum comentário: